Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

domingo, 20 de setembro de 2015

PODE EXISTIR REAJUSTE SALARIAL APÓS REDUÇÕES?


Texto transcrito do comentário de Max Gehringer para CBN. Ouvinte envia a seguinte pergunta ao programa: "Éramos cinco funcionários em meu setor, mas a empresa reduziu para três. Isso já faz dois meses e estamos pensando em falar com nosso superior sobre um possível reajuste, já que agora somos três fazendo o trabalho de cinco. Você concorda que temos motivos justos para pleitear esse reajuste?"

Sim, eu concordo que quem trabalha mais, merece ganhar mais. Porém, permita-me esclarecer a diferença entre o que é justo e o que é legal.

Ao assinar um contrato de trabalho, o empregado se coloca à disposição da empresa oito horas por dia. Como o contrato estabelece o tempo e a remuneração, mas não o volume de trabalho, entende-se que o funcionário executará todas as tarefas possíveis de serem feitas nessas oito horas.

Ao conversar com o seu superior, vocês três poderão ouvir dele os seguintes argumentos:

Primeiro: havia certa ociosidade quando vocês eram cinco e agora ela foi eliminada. 

Segundo: o volume de trabalho diminuiu em função da crise e o quadro de pessoal foi ajustado. 

Terceiro: vocês, de fato, estão tendo que trabalhar mais, mas a situação difícil não permite reajustes.

Ou seja, no fim das contas, a resposta será: não!

Mesmo assim, eu sugiro que vocês falem com o seu superior e apresentem os seus argumentos. Se ele pender para o lado da lei, ele estará certo. Agora, se ele for compreensivo e olhar também para o lado do que é justo, pode ser que vocês recebam algum reajuste. Logo, vocês não perdem nada ao falar com ele. A não ser, talvez, um pouco de tempo, que agora ficou mais escasso.


Max Gehringer, para CBN.
Fonte: http://estou-sem.blogspot.com.br/2015/09/podemos-pedir-um-reajuste-apos-demissao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário