Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O RIO, A RÃ E O ESCORPIÃO

Querido leitor, que você esteja bem. Esta metáfora também é da Tradição Maoísta Chinesa. Pela sua simplicidade e profundidade, compartilho com você com o objetivo de suscitar uma reflexão sobre nosso cotidiano.

Um escorpião caminhava em silêncio por um estradão de terra. Andou quilômetros sem encontrar qualquer obstáculo no seu caminho, até que chegou a uma ponte de pedra já gasta pelo tempo. No meio dela, viu que a parte central tinha caído e que não conseguia passar para o outro lado.

Ficou muito tempo pacientemente à espera na margem do rio até que apareceu uma rã que nadava rio abaixo. O escorpião dirigiu-se a ela e disse: “Rã, a ponte caiu e eu não consigo nadar. Não me levas para o outro lado às tuas costas?”

A rã lançou um ar hostil contra o bicho e disse: “Se eu te levasse às minhas costas, certamente tu me picarias e eu morreria!”. Ato contínuo, o escorpião respondeu-lhe enfaticamente: “Não faria uma coisa dessas. Tu não vês que se fizer isso, também vou me afogar?”

Como isso fazia todo o sentido, a rã, embora relutantemente, pensou, ponderou e decidiu enfim levar aquele pobrezinho animal, agora indefeso, para o outro lado do rio. Nadou até à margem e deixou que o escorpião subisse para as suas costas. Só depois disso é que a rã começou a nadar para a outra margem, agora finalmente mais descontraída.

Apesar da correnteza, apesar da água turva e até mesmo do peso às costas, a rã seguia firme o seu objetivo altruísta. De repente sentiu uma dor aguda nas costas! Abriu mais ainda os olhos e os virou para trás para olhar incredulamente o escorpião. “És louco!” gritou desesperada a rã, que continuou: “Não sabes que assim vamos ambos morrer? Porque fizeste tamanha besteira?”. O escorpião respondeu: “Porque é essa a minha natureza”.

Você já refletiu sobre isso? Qual será natureza humana? Ou melhor, será que há uma só natureza humana? Será que somos bons por natureza? Ou será que o homem é o lobo do homem? Ou será que horas somos um e horas somos outro? Qual a sua natureza?

Lembrando que isso é assim para mim hoje.


Por: Beto Colombo - 14/10/2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário