Transcrição do comentário de Max Gehringer para a rádio CBN sobre um ouvinte que tem uma secretária muito eficiente, mas que se veste mal.
Um ouvinte escreve: "Sou profissional liberal e tenho uma secretária que está comigo há muitos anos. Ela é tremendamente eficiente, mas se veste muito mal. Os clientes fazem elogios a ela quando são atendidos por telefone, mas ficam com uma péssima impressão quando a conhecem pessoalmente. Já cheguei a conversar com ela, até meio constrangido, mas o resultado foi nenhum. O que faço? Se a demito, perco uma excelente profissional. Se a mantenho, tenho que continuar tentando explicar a meus clientes o que há de errado com ela."
Bom, vamos lá. Você pode estar diante de uma pessoa com elevada autoestima profissional e baixa autoestima pessoal. Ou pode estar diante de uma pessoa rara nos dias atuais: uma mulher que descrê da célebre frase de que imagem é tudo.
O que posso lhe sugerir, para começar, é oferecer a ela um curso como prêmio pelo ótimo desempenho dela. Um desses cursos somente para secretárias, no qual a sua encontrará outras mulheres que fazem o que ela faz, mas que capricham no visual no dia a dia, e mais ainda quando sabem que vão encontrar outras secretárias e as comparações serão inevitáveis.
Esse choque de realidade costuma funcionar. Mas, se não tiver qualquer resultado no caso de sua secretária, minha sugestão é que você a mantenha e não tente mais mudá-la. Entre o visual e a eficiência, imagino que o seu negócio dependa muito mais do trabalho bem feito do que da impressão dos clientes.
Bom, vamos lá. Você pode estar diante de uma pessoa com elevada autoestima profissional e baixa autoestima pessoal. Ou pode estar diante de uma pessoa rara nos dias atuais: uma mulher que descrê da célebre frase de que imagem é tudo.
O que posso lhe sugerir, para começar, é oferecer a ela um curso como prêmio pelo ótimo desempenho dela. Um desses cursos somente para secretárias, no qual a sua encontrará outras mulheres que fazem o que ela faz, mas que capricham no visual no dia a dia, e mais ainda quando sabem que vão encontrar outras secretárias e as comparações serão inevitáveis.
Esse choque de realidade costuma funcionar. Mas, se não tiver qualquer resultado no caso de sua secretária, minha sugestão é que você a mantenha e não tente mais mudá-la. Entre o visual e a eficiência, imagino que o seu negócio dependa muito mais do trabalho bem feito do que da impressão dos clientes.
Max Gehringer, para CBN, 03/01/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário