Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

DEMISSÃO SEM CORAÇÃO

Comentário de Max Gehringer para a rádio CBN sobre uma ouvinte que foi demitida depois de 17 anos na mesma empresa: "Fui demitida após trabalhar 17 anos na mesma empresa. Aliás, a única em que trabalhei na vida. Estou me sentindo um trapo, porque a comunicação me foi feita em tom impessoal, gelado e burocrático, como se 17 anos fossem 17 dias. Diga-me, por favor, alguma coisa que me faça acordar melhor amanhã."

Você deve ter menos de 40 anos de idade. E portanto, a sua carreira profissional ainda nem chegou à metade. Por isso, pelos próximos 20 anos, não se iluda achando que empresas são organismos com sentimentos. Pode até ser que muitas acreditem que sejam e preguem que são, mas uma simples mudança de cúpula já será suficiente para desfazer essa ilusão. É só chegar alguém com a missão de podar custos, que empregados entram na mesma categoria dos móveis e utensílios.

A proteção vem de outro lugar: da lei trabalhista, que evoluiu desde 1943, quando a CLT entrou em vigor. Naquela época, um empregado que quisesse pedir demissão sem se preocupar com o que a empresa pudesse achar, só precisava fazer o que continua precisando fazer hoje: conceder 30 dias de aviso prévio. Já pelo lado do empregador, entretanto, a lei apertou mais o cerco, impondo mais restrições e maiores penalidades em casos de dispensa sem justa causa.

O sonho da estabilidade, no entanto, só existe no serviço público. Em empresas privadas, um profissional precisa estar sempre preparado para uma má notícia repentina, como a que você recebeu. O mercado de trabalho não é justo para com os justos. Tenha isso em mente e a sua história profissional nunca mais voltará a ser escrita pelos outros.


Max Gehringer, para CBN - 21/02/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário