
Na carona da conectividade surgiram sites especializados em criar teias de relacionamento, as redes sociais, sendo que o primeiro a se popularizar foi o Orkut. Este site foi criado em 2004 e leva o nome de seu criador, o engenheiro Turco Orkut Büyükkökten. Nesse site as pessoas criavam contas onde disponibilizavam uma série de informações suas que eram compartilhadas com pessoas que faziam parte de sua rede de relacionamento, os amigos. Essa ferramenta rapidamente se tornou febre pelo mundo, mas realmente ficou famosa no Brasil, onde chegou a deter cinqüenta por cento de seus usuários. Na carona do Orkut surgiu o Facebook, este criado por Zuckerberg,em 2004, junto com Dustin Moskovitz e Eduardo Saverine Chris Hughes, quando eram estudantes da Universidade Harvard. O Facebook, assim como o Orkut segue a mesma linha, onde pessoas colocam seus conteúdos, os quais são compartilhados com os amigos.
Com a criação desses sites, abriu-se a possibilidade de um novo modo de se expressar e se expor, ou seja, foi criado um novo canal de comunicação, mas também de exposição da pessoa.
Em Filosofia Clínica temos um tópico, assim como um submodo, que são chamados de Expressividade. De forma sucinta, Expressividade é a parte da clínica filosófica que se ocupa em saber o quanto de mim está naquilo que comunico. Relacionando a febre das redes sociais e a expressividade pode ser proposta a questão: quanto daquilo que é postado no Facebook realmente representa quem você é? Quando uma pessoa posta seu conteúdo ela pode ou não estar falando muito de si mesma, algumas pessoas apenas encontraram neste site uma maneira de construírem a sua verdadeira “Face”.

Além de se postar, que seria o equivalente ao falar, ainda se pode curtir, ou seja, aprovar o que outras pessoas postam. Assim, ao curtir você está dizendo que aprova, que é isso mesmo, que é legal. Nos comentários, cada um coloca claramente sua opinião. Por fim compartilhar, sendo que muitas pessoas não têm a menor ideia do que isso quer dizer: compartilhar que dizer fazer parte daquilo. A atitude de compartilhar é dizer que aquilo que a pessoa postou também está em você e você oferece isso aos outros, ou seja, o que você compartilha pode ser a sua “Face” diante dos seus “amigos”.
Por Rosemiro A. Sefstrom
Fonte: http://www.filosofiaclinicasc.com.br/artigo/minha-face-147
Eu sempre achei que as redes sociais, que servem pra muitas coisas, entre elas coisas boas, na maior parte do tempo são o espelho social do ridículo, na sua forma mais triste e lamentável. Se você se declara a favor do casamento homossexual, logo é taxado de “bicha”. Se você se diz ateu, é do demônio. Se você posta uma opinião contrária a de moradores de outras cidades, logo dizem “não se meta com nossa cultura”.
ResponderExcluirNuma sociedade preconceituosa, onde sua maioria é guiada pela moral cristã, que historicamente tem um viés hipócrita, e onde a futilidade é tida como cultura; é natural que as redes sociais se transformem em vitrines onde se possa exibir a banalidade. Ali as pessoas sentem-se seguras em seu mundo de “certezas” mui convenientes e particulares.
É comum vermos “filosofias” de auto-ajuda se transformar em mantras milagrosos, repetidos por pessoas que no afã de se auto-afirmarem, copiam e colam textos de autores, sublimes ou medíocres, como se fossem seus. Buscando uma popularidade vã, que acaba revelando mais do que se pretende. Sem falar no hedonismo dos que postam como se fizessem parte de um universo à parte da realidade, com suas fotos sempre mostrando o quanto elas são bonitas, sempre na moda, sempre sorrindo, sempre “sociáveis”.
O que está por trás disso senão a desinformação, o nivelamento baixo do raciocínio, a preguiça mental e a falta de interesse em questões realmente sérias que façam diferença na vida social?
Por isso que costumo dizer: “Dizei-me o que curtes, e eu te direi quem és!”
Obrigado pela contribuição Dilson, e a propósito, bem elaborada! Parabéns!
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