Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

GENTILEZA, UMA OVA!

Esta correria do nosso dia não esta aí por acaso. A ciência nos mostra que o ser humano em sua grande maioria, reage a estímulos. Se pensarmos um pouco, quais são os estímulos que temos recebido nestes 'dias modernos'? Eu me arriscaria a nomear um bem popular: COMPRE... VOCÊ PODE! Compre este novo carrão, esta TV 52 polegadas WiFi HDTV e você será mais feliz, você será uma pessoa mais legal! Então, depois de bem endividadas algumas pessoas vêem se pressionadas a resolver o problema em que se meteram trabalhando e se sobrecarregando para dar conta das contas empenhadas. Além desta situação temos sido desafiados insistentemente a entregar melhores resultados, cumprir metas, atingir objetivos, muitos pela competitividade, outros para manter a empregabilidade, mas no fim das contas muito 'disto' leva-nos ao adquirir, garantir, guardar e manter o tal padrão de vida que não sei bem quem disse que é padrão. Tudo em nome da qualidade de vida, do "bem viver". Pergunta: Você está certo de que realmente vive bem? Será que vivemos melhor do que nossos pais e avós? Já ouvi muitos profissionais e empresários dizerem que trabalhariam por menos dinheiro e melhor qualidade de vida. Se isto fosse verdade para a maioria, nossa realidade seria outra. Para mim, apenas discurso, pois não vejo muita gente se submeter a reduzir renda nem empresas em reduzir suas metas. Na prática o quadro é outro bem diferente.

Vivemos sim em uma época de grandes oportunidades, acesso a emprego, renda e a tal ascensão das classes menos favorecidas. Mas este quadro trouxe também ao nosso cotidiano, situações que revelam total despreparo e falta de estrutura social. Temos mais carros nas estradas e menos estradas para os carros, e menos ainda educação para seus motoristas. Vem daí então um clamor da sociedade que percebe o caos à sua porta: "Cadê a gentileza"? Ela certamente viria acompanhada do desenvolvimento se nossa cultura fosse dada ao estudo e a leitura, e menos influenciada pela lei de Gerson e sua obsessão de levar vantagem em tudo. Colocaram um carro, um notebook com internet e um celular na nossa mão, mas será que estávamos preparado para isto?

Todavia digo antes de encerrar este texto que não desejo a manutenção da miséria e da mediocridade, nem justificar a estupidez e a má educação, porém também tenho que manifestar meu desconforto com os olhares míopes que temos de nosso cotidiano. Desculpe-me mas eu não acredito que será com campanhas tipo 'curta gentileza' que faremos uma sociedade melhor. Esta é a caricatura perfeita do paliativo.

Na minha opinião este comportamento se muda com muita paciência e dedicação, em uma geração de 30 anos com educação de qualidade. Deve ser por isto que eu deva ver na maior parte do dia a dia nos semáforos e ruas da minha cidade não o polegar do "curtir" para a educação, mas sim aquele dedo médio mal educado gritando "gentileza uma ova".


Por André Topanotti - Criciúma/SC - 17/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário