Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

domingo, 12 de maio de 2013

O QUE FAZ UM 'HEADHUNTER'?

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/05/2013, com o caso de um ouvinte que está confundindo headhunters com agências de recolocação, e a importância do networking.
 
Um ouvinte escreve: "Tenho 42 anos e uma das falhas que cometi em minha carreira foi a de não ter construído um bom networking, porque sempre fui de ficar na minha e de evitar contatos que fossem além das minhas obrigações profissionais. Você acredita que num caso como o meu, o uso do serviço de um headhunter seria aconselhável?"

Não. Headhunters são profissionais contratados por empresas para encontrar o candidato ideal para uma vaga. Eles não prestam serviços a candidatos em busca de
emprego.

Você provavelmente está confundindo headhunter com aconselhamento de carreira. Esse é o caso de agências que ajudam um profissional a preparar um currículo, a se comportar adequadamente em entrevistas e a se expressar verbalmente com segurança e convicção.

Não posso lhe fornecer nomes de agências, mas uma busca na internet poderá ajudar você a encontrar algumas. E aí, você poderá marcar uma consulta se compromisso para entender melhor o que elas oferecem e quanto cobram.

Mas vamos voltar a questão do networking ou rede de contatos profissionais, porque esse é um tema que pode ser útil a muitos ouvintes.

Não é preciso ser amigo do peito de um colega de trabalho para poder incluí-lo numa relação de interesse puramente profissional. A base do networking é a possibilidade da ajuda mútua, porque ninguém pode antecipar quem irá precisar de quem algum dia. É por isso que duas pessoas decidem manter contatos continuados, mesmo quando uma delas deixa a empresa.

Networking significa indicação, referência, recomendação. A maioria das
vagas é preenchida assim e creio que a cândida confissão do nosso ouvinte mostrou a importância de não se esconder.


Max Gehringer, para CBN - 09/05/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário