Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

UM DIA FOI A EMPRESA, HOJE É O CANDIDATO.

Um ouvinte pergunta: "Como faço para conseguir referências de empresas em que pretendo trabalhar? Sei que as empresas pedem referências do candidato aos antigos patrões. Mas e nós, trabalhadores? Como podemos saber se uma dada empresa é uma organização séria?"
 
Boa pergunta. Você consegue pela internet. Da mesma maneira que empresas estão usando a internet para escarafunchar a vida dos candidatos a emprego, você também pode encontrar muitas informações sobre as empresas. Comece a busca pelo nome que a empresa é mais conhecida e descubra a razão social dela, que é aquele nome mais comprido, de várias palavras, que é abreviado nas propagandas. Aí junte a razão social a algumas palavras para refinar a busca.

Uma é protesto. E você descobrirá se a empresa tem processos judiciais financeiros, pendentes ou passados. Outra é juiz. E você saberá se alguém fez alguma reclamação trabalhista contra a empresa.

Outra é atendimento. E você descobrirá como a empresa trata clientes e consumidores, o que é uma boa indicação de como ela deve tratar os próprios empregados.

E depois, usando o nome pelo qual a empresa é mais conhecida, você pode fazer uma busca colocando palavras radicais, tanto para o bem, quanto para o mal. Para o bem: excelente, ótimo. E para o mal: terrível, insensível e todos os adjetivos ruins que lhe vierem à cabeça.

Hoje há milhões de pessoas registrando opiniões pessoais na internet. Se você não encontrar nada negativo sobre uma empresa, já é um bom sinal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário