Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

domingo, 25 de agosto de 2013

RASCUNHOS DO CONARH 2013 - CAP 1


Entre os dias 19 a 22 de agosto foi realizado o CONARH 2013 – Congresso Nacional de Gestão de Pessoas em São Paulo no Transamérica Expo Center. Alguns dos maiores profissionais, pesquisadores e estudiosos debateram e compartilharam seus conhecimentos neste que sem dúvida é o maior encontro de profissionais de RH da América Latina. Os trabalhos foram abertos pela presidente nacional do sistema ABRH Sra Leila Nascimento. Dentre as principais palestras que este bloggeiro pôde participar, e que neste artigo pretende abordar sinteticamente, Alexandre Silva - Presidente Embraer e Wilson Ferreira Jr - Presidente CPFL Energia foram os protagonistas da palestra Magna de Abertura. Abordaram temas como os cenários econômicos e suas conexões com o mundo do RH. 

O maior desafio citado por Alexandre Silva - Presidente Embraer é de que, em um cenário onde temos uma Europa estagnanda, uma nação como o EUA crescendo pouco, uma China investindo em armamento e comida e o PIB Brasileiro crescendo entre entre 1,1 e 2%, eis o desafio: “Como inspirar pessoas para fazer diferente?” Precisamos nos incomodar com o “sub desenvolvimento satisfatório", semelhante aquele filho que passa sempre com a nota 6.  Precisamos definitivamente ter maior produtividade, e sabemos que isto passa pelo caminho do desenvolvimento pessoal e da inovação.

Na mesma palestra/debate, Wilson Ferreira Jr - Presidente CPFL Energia foi enfático ao citar que os programas de meritocracia não estão sendo bem geridos nas empresas. Meritocracia é reconhecer o desempenho excelente, disse Wilson. Provocou ainda perguntando: Vocês sabem o custo da não qualidade de sua organização? 

Ao final Alexandre Silva encerrou a magna da tarde cito que Financeiro e RH dão o tom do sucesso ou do fracasso da empresa.

<!--[if !vml]--><!--[endif]-->Na mesma tarde Rosa Maria Fischer Professora da USP/FEA desenvolveu o painel Leitura de Cenários – Uma Competência Essencial para o Profissional de RH. Iniciou contextualizando que as pessoas se desenvolvem de dentro para fora e que se queremos desafiar o crescimento precisamos inovar, e para haver inovação precisamos despertar “o outro” para o desenvolvimento. Os manuais de administração são muito repetitivos e cheios de certezas. Porém, a  certeza é a inimiga da reflexão, disse Rosa Maria citando Maturana. Se tivermos muitas certezas, bloqueamos a reflexão. Ainda sobre a criatividade e inovação Profª Rosa disse que a principal inovação para as organizações são as pessoas se inovando, mas é preciso dizer que a inovação vem da liberdade de poder se manifestar.  Não existe Inovação onde existe o medo da punição e da censura, mesmo que branca, envolta na praga organizacional do “politicamente correto” (grifo e interpretação deste bloggeiro). 

Em se tratando de interpretações, um determinado cenário só tem sentido, se sua realidade fizer sentido para mim. Cenários serão interpretado de acordo com a realidade percebida, de acordo com a informação recebida, disse a professora. Encerrando, profª Rosa Maria provocou os educadores a juntarem emoção e razão para que os processos de aprendizagem façam de fato diferença para as pessoas. É preciso que alunos compreendam técnica junto com algo que marque com significância o aprendizado, para que este possa de fato ter eficácia no desafio de impulsionar as pessoas à mudança e a inovação. Por fim, concluiu citando um pensamento a respeito do "Ser" e sua mudança: “Nós somos o que fazemos. Mas principalmente o que fazemos para mudar o que somos”.
Por enquanto, é o que se tem a compartilhar. Nos próximos dias, mais novidades e ideias interessantes do CONARH 2013 neste blog.

Paz e virtude!
Por ANDRÉ TOPANOTTI - Criciúma/SC - 25/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário