Compartilho com você este texto de meu colega e amigo de caminhada 'pedagógica" Profº Paulo de Tarso Ferreira, sobre "Motivação" na profissão. Texto bem objetivo, de fácil compreensão e de leitura cativante, que para mim como profissional, vale a pena investir alguns minutos e refletir um pouco, antes de ir para mais um final de semana.
Um abraço encorajador pra você!
André Topanotti, 17/08/2012, Criciúma/SC
Por: Profº Paulo de Tarso Ferreira
Motivação é um assunto em alta no momento. O que nos motiva a trabalhar? O que motiva os atletas? O que nos motiva a buscar novos rumos? O que motiva os funcionário a produzirem mais? Fala-se em motivar, em palestrantes motivadores, em atividades motivacionais. Mas onde está a motivação? Mudanças. Empresas passam constantemente por mudanças para se adequar aos altos e baixos do mercado, das exigências do mundo. E nesta montanha russa, devemos nos manter motivados, e motivar aqueles ao nosso redor. Mas como fazer isso? Existe uma fórmula mágica? Um elixir motivacional. Muito fácil, não teria graça.. Temos que enfrentar o desafio.. Isso por si já é um ponto motivacional.
Acordar, enfrentar a segunda feira passar pelos primeiros momentos do dia com o sorriso no rosto de quem é vitorioso. Espalhar carisma e afeto. Dar bom dia para o espelho, e para todos os demais que encontrar. Pequenos gestos que mantém e reforçam a motivação. Mas, se este é o caminho, por que.. O titulo de "a difícil arte de se manter motivado"?? Simples.. Pelo motivo de que é muito mais fácil e rápido se desmotivar, do que se motivar. Talvez seja por isso que em épocas de eleições, seja tão comum se escutar que tal partido vai trazer o "fulano" para uma palestra motivacional.. Manter um grupo unido não é tarefa fácil, principalmente quando os interesses individuais são maiores dos que os interesses coletivos. E ai voltamos novamente no tema.. Como manter um grupo motivado.. É possível? A resposta é sim.. Fácil? Não! Devemos entender que as pessoas pensam de formas diferentes, e por tanto, tem interesses diferentes. Isto é um desafio para manter um grupo motivado, achar o ponto de equilíbrio, o ponto de união. E ai então, utilizar este ponto quase que diariamente para criar a manutenção desta motivação. Motivar é uma tarefa árdua e particular, e deve ser "alimentada" diversas vezes por dia. Encontre a sua forma, cumprimente o espelho pela manhã.. Faça um elogio.. E vamos ver onde isso vai parar.
POR FACEBOOK: Sandra Sucupira
ResponderExcluirPenso assim: se a ciência comprova que "tudo é energia e força", e se pelas leis da natureza tudo é atraido para baixo, o trabalho de manter-se para "cima" é do homem: a elevação da alma, a busca pelo conhecimento, do altruísmo; tudo isso está "acima", está contrário ao que é instintivo da natureza: as folhas caem, o corpo envelhece e tudo puxa para baixo como na lei da gravidade e somente o trabalho de manter-se para "cima" é do homem, então é mais difícil manter-se de bom humor , manter-se otimista, manter-se com pensamentos positivos e elevados é um TRABALHO HUMANO, e isso não são todos que fazem, pois como qualquer trabalho exige-se esforço e capacitaçãp, e realmente cansa pois é uma busca diária, descobertas diárias, e como todo trabalho TBM CANSA, mas pela consciência da necessidade de "trabalho humano" precisamos continuar "trabalhando". Eu não achei o texto simples não, se formos etudá-lo teríamos muito o que dizer.
Olhando por este prisma, realmente tens razão. Um pensamento popular diz que são os pequenos frascos que guardam grandes essencias. Digamos que o simples fica por conta da agradável redação.
Excluir