Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

TCHAU PAPAI

Olá!

Eu me peguei dia destes contemplando minha filha se despedindo de mim. Eu no hall central da escola: Ela de mãos dadas com a coleguinha, e por ser a grandona da turma era a última da fila. Naquele dia tínhamos nos atrasado um pouco, pois a noite foi fria e a briga com a cama, o travesseiro e o cobertor foi uma covardia! Três contra um não vale! Ela, pequeno projetinho de realeza, não ofereceu nenhuma resistência aos adversários daquela manha fria de abril. Roncava bem suave, parecia uma gatinha manhosa ronronando gostoso no nosso meio. Que inveja eu tenho dela. Quer ver o tamanho da inveja que a mãe dela tem dela! Este é um dos diversos pontos de concordância que eu e minha esposa temos: Que privilegio ela tem de ser criança numa época em que muita gente se cansa de ser adulta em pouco tempo. Lembro-me que levou uns bons anos para eu ouvir: “... se tivesse a tua idade não teria feito isso, não teria feito aquilo..." Será que nossos pais, tios e avós eram mais turrões e se arrependeram muito tarde dos seus erros, ou nós é que começamos a errar muito cedo? Eu não acho nada, prefiro acreditar que alguém em algum lugar trocou a pilha do relógio do 'Seu' Pedro. E devem ter trocado a pilha de marca duvidosa e desconhecida pela do ursinho, aquela que rima com 'céu'. Ah deve ser por isso que o 'home' lá de cima mandou trocar de fornecedor. Acho que é por essa causa que este bendito relógio está girando tão rápido. Estou ficando tonto com toda esta correria. Será que podemos tirar a pilha dele por alguns dias ou meses? Volto àquela manhã fria e lembro quanta coisa fiz, e continuo a fazer todo santo dia no 'automático': Banho, dentes, perfume, roupa, café, cachorro, pasta, mochila, celular, tênis dela, sapato meu, casaco pra noite, pra ela e pra 'eu', se voltar meio tarde, separa mais uma fruta para o lanche, garagem, porta, portão, carro, radio, transito, buraco, lombada, buzina, semáforo, lombada, semáforo de novo e de novo a buzina... Baahh! Isso que eu só preciso deixar ela na escola. Metade do roteiro a mãe dela já fez antes de sair. Santa Mulher!


Chegamos à escola e ela de novo estava rendida, praticamente nocauteada no banco de trás. Mas como pode? Os adversários já não tinham ficado em casa!? A luta aqui era contra aquela cola que o inimigo do relógio coloca nas pálpebras dos olhos das criancinhas de manhã cedo. Num dia semelhante a este, minha priminha inspirada e sonolenta definiu muito bem: “... Não ri de mim... ´tô´ com 'grudu' no olho...". Sensacional a espontaneidade das crianças. Ainda no carro, na tentativa de despertá-la do sono persistente, testei minha mão fria, quase gelada, na barriga quentinha da menina, que não hesitou em resmungar alto em resposta a minha impiedosa e covarde alvorada. Mas funcionou. La estávamos, ou melhor, lá estava eu com aquela "bebezona" marmanja no colo e a mochila na mão, e me perguntando se alguma vez meus pais me levaram no colo assim pra aula. Acho que sim, talvez... Não me lembro. Mas que seja! O que importa é que se fosse hoje eles fariam. Vivem me dizendo: "Curte ela agora, porque o tempo voa"! Está bom, acho que deve ser assim mesmo. Ouvi de uma grande e mui sabia amiga, Ana Lucia Luz, alguns anos atrás: “Passamos a ser melhores filhos quando nos tornamos pais, e melhores pais quando somos avós."  É assim para Ana, e está sendo para mim também.



Chegando ao hall da escola sua turma já estava formando a fila para o café da manhã. Metade da turma 'mexeu' com ela dando bom dia ou cobrando que ela estava atrasada. Sua atenção rapidamente se dividiu entre os coleguinhas que a chamavam e o meu colo. Percebi que a preguiça tinha dado lugar a um 'dengo' que dizia: “Não vai, fica aqui um pouquinho mais só ate eu acordar.” Na hora eu pensei ter ouvido isto, mas agora enquanto escrevo, percebo que este significado pode ter sido muito mais meu do que dela. Ganhamos mais uns segundos juntos levando a mochila na sua sala de aula e no rápido retorno ao hall vivencio a expressão mais marcante daquela manhã: Eu praticamente a posiciono na fila, dou um beijo nela e a deixo de mãos dadas com sua coleguinha da frente. Saio sem manter o contato visual pois sei que seria o sinal para ela correr atrás de mim e começar a chorar para não ficar na escola. Eu e ela precisávamos acordar naquele dia, ir para a realidade do dito mundo 'factual' que se não acordamos, nos traga como um tubarão faminto. Eu não queria ir, ela não queria ficar. Eu queria ficar “no ninho” com ela aquele dia, e parecia que ela também. Tive a certeza disto quando depois de uns 30 segundos, antes de tomar o corredor de saída da escola, olho um pouco para trás e indiretamente procuro ver se a turma dela já tinha descido a escada, e surpreso a pego me fitando fixa com os olhos marejados, denunciando que a todo o momento ela me olhava saindo. Só ela estava lá, no ultimo degrau da escada, me esperando olha-la para então acenar com sua mão meiga e romper nosso silêncio com um 'tchau papai'. Foi então que eu percebi: Ela já entende que a vida é assim, feita de encontros e também de despedidas, e que nas despedidas, quem ama sempre quer dar um último 'tchau'.
 

Abrace seu pai esta semana. Pode valer a pena!
 

Por:  André Topanotti – Criciúma/SC – 08/08/2012.

43 comentários:

  1. Saboroso texto André! Na minha jornada de pai, muitas vezes pensei sobre que sentimento se cria ao hesitar na saída. Em função disso tenho dado um tchau decidido e saio. Nesse fluxo tracionado dos dias tenho me preocupado em não esgotar as energias, para poder viver os sabores ao voltar.
    Tem sido um desafio! Abraços-Idson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades grande amigo Idson. Estaremos aí no oeste em outubro. Obrigado por participar com sua contribuição.

      Excluir
  2. Cativante... envolvente... emocionante... realista... EXCELENTE texto! Parabéns André! :)

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, ansioso que viver um tempo como esse (filhos). O texto diz muito, até sem mesmo estar ali escrito ;)

    att
    Jonatas

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente real e envolvente, o texto nos leva a ver o olhar.... dela acenando o tchau!!
    Filho meu, muitos dias dei tchau para você com o coração partido e cheio de inveja e ciúmes, por que não podia ficar ali zelando e vivenciando você.... Mas ja passou? pior ainda ja passou! Eu queria voltar e fazer diferente, mais os caminhos ja estavam traçados era só viver. Por isso quando ficamos mais velhos o tempo é o Diamante mais precioso aos nossos olhos e aos nossos dias.
    O tempo continua a nos desafiar.
    exelente texto.

    ResponderExcluir
  5. Nádya Niehues Becker8 de agosto de 2012 às 12:54

    Oi Andre!!
    Lindo texto!! Ah se todos os pais e mães pudessem olhar para a simplicidade e essencia destes momentos.... a riqueza afetiva implicita em cada gestual das nossas cenas cotidianas!!! Tenho um filho e acredito que cada idade tem seus encantos, com seus "encontros e despedidas", como você descreveu, ter consciência da importancia e valor de cada momento nem sempre é facil, mas quando tudo isso é permeado de amor, com certeza isso é o que fica e o que levamos.....
    Quando somos gratos à Vida, à nossa ancestralidade conduzimos nossa vida com diferença e filhos aprendem também por imitação. Olha a nossa responsabilidade!!!
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda contribuição Profª Nádia.
      Obrigado por participar! Abraço!

      Excluir
  6. Adorei André...
    Obrigada por compartilhar, mais que palavras, sentimentos. Quantas lições podemos tirar de nossas situações cotidianas, como essa, com uma simples mudança de "olhar" né?
    Parabéns!!!

    Sirlei Tamanini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntos minha presidente.
      Quero poder colocar minha alma naquilo que faço e a ABRH também está na minha lista.

      Excluir
  7. Excelente texto Dé, ser pai é muito bom,hoje dou muito valor no tempo com minha filhota, elas são o máximo né! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso da mesma forma que você Grande Maycon!
      Estamos juntos!

      Excluir
  8. Rosa da Silva Nolasco Assis8 de agosto de 2012 às 13:42

    Nossa!
    Perfeito e real eu texto...
    A vida passa muito rápido mesmo, essas pilhas devem estar cheia de defeitos! Pois nao nos permite desfrutar de vários e vários momentos maravilhosos ao lado de quem amamos!

    ResponderExcluir
  9. POR FACEBOOK: Ariene Wessler Sombrio:
    Nossa me emocionei...e é bem assim mesmo...tentamos aproveitar cada segundinho a mais com eles...e além disso tudo ainda vem o sentimento de culpa...esse é o pior...mas a vida é assim mesmo...adorei mesmo...a vida esta corrida...mas vou add seu blog aqui em favoritos e tentar acompanhar...muito legal...um abraço...

    ResponderExcluir
  10. POR FACEBOOK: Fernando Bitencourt

    Boa Noite André. Todo ano que vou viajar, me perguntam sempre a mesma coisa: Vai só vcs dois? Eu sempre digo: Não. Vai só nós três. Minha filha sempre nos acompanha em tudo. Acho índispensável, que os momentos bons da vida devem ser passados em família completa. As viagens teriam ficado "sem graça" se tivéssemos ido somente eu e minha esposa. Por isso, penso que como a vida é curta, precisamos aproveitar ao máximo nossos filhos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso da mesma forma que você Fernandão!
      Um abraço e estamos juntos!

      Excluir
  11. Salve André.

    Feliz dia dos Pais, amigo.

    POis é, educar é dar exemplo, não é mesmo?

    E tu é um exemplo.

    Um bom caminho e até sempre.


    Mhanoel Medes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar com sua contribuição Maneca. Estamos juntos!

      Excluir
  12. POR FACEBOOK: Marilene Pilon:
    Que bonito!!! Realmente, as coisas simples são as mais extraordinárias. Que neste dia especial, Deus que é nosso Pai maior e misericordioso abençoe todos os pais que se foram, que são e que ainda virão!

    ResponderExcluir
  13. POR FACEBOOK: Gislene Costa:
    Muito lindo e profundo!!!Devemos aproveitar cada minuto da vida ela é feito do presente que Deus nos deu e muitas vezes vivemos o passado e futuro....Com eu queria ter tido mais um pouco com meu Pai...Sua falta ainda dói...Graças a Deus
    pode dizer o quanto eu o amava...Cantei pra ele na UTI a música do Roberto Carlos Como É grande o meu amor por Você!! Parabéns pelo seu dia e aproveite muito a Isabela!!As Isabelas são muito bela!!Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um forte abraço a sua linda Família Gi & Marco. Vcs moram em nossos corações. André e Denise.

      Excluir
  14. POR FACEBOOK: Renata Albino Antonio Bomfim

    Olha Andre, me fizesse chorar com este teu texto, muito lindo. De fato a experiencia de ter um filho é unica, maravilhosa... Feliz Dia dos Pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um forte abraço a sua linda Família Renata! André e Denise.

      Excluir
  15. POR FACEBOOK: Ricardo Balbino

    irmão que mensagem linda... como sempre o Espírito Santo fala por vc, lhe colocando palavras sábias em sua boaca e em seu corações... Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras amigas Ricardo, mas realmente este dom é dEle, nada meu. Da 'gente' só vêm dúvidas, incertezas e tropeçadas nesta vida... dEle, a certeza, a confiança e toda virtude que precisamos para seguir firme nosso caminho. Um grande abraço e estamos juntos!

      Excluir
  16. POR FACEBOOK: Marcio José - Campinas

    Querido amigo André, linda mensagem! Compartilhando, sempre! Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades grande Márcio! Obrigado e sigamos firmes. Estaremos juntos em Chapecó e Curitiba, certo? Abraço!

      Excluir
  17. POR FACEBOOK: Marcos Schlickmann

    Show de bola Andre.....muito legal.....parabéns pelos belos textos.....emocionante!

    ResponderExcluir
  18. No texto Vc expressa toda a sensibilidade masculina que se desdobra na paternidade. Que sirva de exemplo para os pais que ainda não despertaram para a importância deste papel biológico e afetivo.

    ResponderExcluir
  19. POR FACEBOOK: Michele Colombo

    Simplesmente Lindo Andre!
    To emocionada...Parabéns!!
    Bjus prá familia linda de vcs!! ;)

    ResponderExcluir
  20. Parabens Andre ta lindo mesmo..Me fizeste lembrar de todos o tchau que minha ja me deu.Ta Maravilhoso..

    Kelly Réus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, obrigado por participar.
      Nossas mães são especiais mesmo!
      Um abraço!

      Excluir
  21. Lindo e verdadeiro!Realmente tudo passa tão depressa que muitas vezes deixamos de aproveitar esses preciosos momentos. Meu bebê , já está tornando-se menino e agora entendo aquela frase: "Curte ele agora, porque o tempo voa"!
    Saludos a todos y que Dios les bendiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Aline.
      Realmente o tempo voa. Basta ter filhos para perceber. Abraço para sua linda família!

      Excluir
  22. Qie lindo texto, me emocionei André. Parabéns!!

    ResponderExcluir