Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

STRESS DIGITAL

Querido leitor, que você esteja bem. Costumo dizer que o stress se manifesta geralmente nas pessoas indecisas.

Claro que minha afirmação não é científica, é mais empírica do que outra coisa, porém, sempre me estresso mais quando não consigo decidir ou a decisão não depende de mim ou só de mim.
Mas não é só por isso que às vezes me estresso. Tem uma outra modalidade que vem assolando a todos, que é o stress digital, que vem por intermédio da armadilha da digitalização.

Veja você que o ser humano inventou o telefone fixo, o telefone celular, o computador, os notebooks, a internet, o iPod, enfim, uma infinidade de facilidades eletrônicas. Tudo isso para termos mais tempo para descansar, filosofar com amigos, curtir a família, pescar, ler livros, assistir filmes, isto é, levar uma vida melhor. Mas é isso que está acontecendo conosco? Parece que não, acabamos vítimas das algemas destas inovações digitais.

Esses equipamentos, criados para agilizar nosso trabalho, acabaram permitindo que sejamos localizados e sufocados 24 horas por dia pelo colega, pelo “patrão”, pelos clientes que a cada dia estão mais exigentes. Ou, inverso disso, que localizemos e sufoquemos outros profissionais.

Parece-me que estamos presos pela rede digital, cuja prisão nós mesmo criamos e permitimos que fosse usada. Provavelmente tornamo-nos todos escravos digitais e essa é talvez a principal razão por que o mundo vive tão estressado.

Quem de vocês não recebeu uma ligação de um cliente, colega, diretor ou até parente cobrando ou encaminhando alguns assuntos durante a noite ou no final de semana? E fico mais preocupado com o número de telefonemas que nossos adolescentes enviam e recebem durante o dia, permitindo uma invasão de estranhos bate-papos em horas impróprias como na hora das refeições familiares e até durante as aulas.
 
Meus pais não me advertiram sobre esse assunto porque não conheciam e não conhecem a era digital, mas nós precisamos interferir na educação de nossas crianças ou, pelo menos, prestar atenção aos nossos filhos.

Se não o fizermos, seremos coniventes com jovens e adultos estressados e mal-humorados de amanhã. O mundo digital foi criado para nos libertar, não para nos aprisionar.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre o stress digital?
 
 
Por Beto Colombo
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 21/11/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 22/11/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário