Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

EVITE FRASES PRONTAS EM ENTREVISTAS

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/04/2013, com o conselho de não usar frases feitas, de efeito e vazias, em entrevistas de emprego.
 
Uma ouvinte escreve: "Tenho 22 anos. Na semana passada, numa entrevista que fiz, eu estava indo muito bem até que o entrevistador me perguntou: 'Em termos de objetivos profissionais, onde você pretende chegar?' E eu, cheia de confiança, respondi: 'O céu é o limite.' Para minha surpresa, o entrevistador me pediu para explicar o que eu queria dizer. A reação dele me deixou sem jeito e sem palavras, porque essa é uma expressão muito conhecida e que não precisa de explicações. Daí em diante eu perdi a segurança e acabei não sendo contratada. Eu errei a resposta ou o entrevistador é que é meio orelhudo?"

Vamos lá. Existem dois céus. Um é o céu metafísico, para o qual vão as almas que se comportaram adequadamente na Terra, segundo os preceitos de cada religião. E o outro é o céu físico, formado pelas diversas camadas que compõem o universo. No primeiro caso, o seu objetivo seria a felicidade eterna pelos séculos dos séculos. E no segundo caso, o seu objetivo seria ser astronauta e colonizar outros planetas.

Por isso, quando o entrevistador lhe pediu para explicar melhor, ele apenas queria que você falasse sobre suas pretensões mais imediatas. Uma resposta boa seria: "Quero dar um passo de cada vez e ir aproveitando as oportunidades que a empresa me der."

Em entrevistas, devem ser sempre evitadas frases que parecem bonitas, mas que no fundo são vazias. Como por exemplo: "Eu sou muito motivada." Você acha que algum candidato diria que não é motivado? Ou que não tem espírito de liderança? Portanto, o mais indicado é evitar as frases feitas. Querer chegar aos céus é, sem dúvida, um belo objetivo. Mas, em entrevistas, o melhor é manter os pés no chão.


Max Gehringer, para CBN - 15/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário