Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O CUIDADOR DE MEMÓRIAS

Tive uma vivencia única de conversar dia destes com um enfermeiro geriátrico que me contou algumas historias sobre seus pacientes na casa de idosos da cidade. Imagine, foram uns 45 minutos que fiquei aguardando meu vôo naquele barulhento saguão de aeroporto, mas parecia que estávamos numa igreja vazia na segunda pela manhã e que conversamos por só três minutos. Emocionante! De algumas até tristes, uma historia me chamou muito a atenção: A de uma "noninha" que dos altos de seus 80 anos tinha a lucidez de uma adolescente de 16 e a eloquência de uma professora em sala de aula. Contava a noninha sempre entusiasmada de suas lembranças românticas, a maioria delas com seu amado esposo falecido, outras não. Dava detalhes de roupas perfumes, lugares e penumbras que não era comum ouvir de uma senhora octogenária, mas sempre com elegância e discrição ela relatava com emoção os seus feitos enquanto ainda a juventude lhe favorecia.


Contou-me aquele jovem de no máximo uns 35 anos, postura responsável e educação incomum, que em certa feita, ela ainda relatou o seu primeiro dia na escola. Contou-lhe de detalhes da longa estrada que precisava caminha pelo interior onde morava até chegar na cidade; A pequena sala de aula onde os alunos de todos os anos estudavam; A única "muda" de roupa que tinha, sempre limpa, mas única; Os tamancos de madeira e couro que atravessavam os anos. Seus pés cresciam, mas tinha que continuar cabendo dentro dos tamancos. A noninha também era uma das grandes animadoras das festas da comunidade onde conheceu seu primeiro namorado, que depois veio a ser marido, pai dos seus filhos e avo dos seus netos. Este atencioso rapaz a ouvia relatar tudo com calma e singelo afeto. Disse-me que passava horas em atenção a ela, porém estranhava muito o fato dela dizer que se lembrava de poucas coisas quando recebia a visita de seus parentes, principalmente seus irmãos e filhos. Um dia o jovem enfermeiro tomou coragem e questionou a noninha: Porque você não conta para os seus parentes estas historias 'nona'? O semblante da simpática velhinha ficou 'sério' e desviou-lhe o olhar, relatou o enfermeiro. Com um tom seco ela respondeu: "Eles me corrigem demais". Foi então que ele começou a desconfiar que provavelmente as histórias poderiam estar sendo criadas pela noninha. Na primeira oportunidade que teve, conversou com um de seus irmãos mais novos que vinha sempre acompanhado com sua filha e um netinho dela. A desconfiança se desfez. Realmente, para família ela tinha mistos de alucinações. Porém para ele, nunca nos seus quase dois anos naquele lugar, a percebeu assim. Ela estava muito longe de parecer uma mulher alucinada ou louca. Na verdade, segundo o jovem, a família parecia ser o peso que a trazia de volta para uma realidade que ela não queria mais viver. Ficava incomodada com as visitas da família. Queria sim viver no misto de memórias e fantasias de sua lembrança, como se agora ela pudesse, amparada pelo efeito dos 80 anos em sua vida, viver sonho e realidade num só tempo: O tempo de sua mente, livre das correções e dos desencontros da historia. Tudo fazia sentido e todo final era feliz nas historias da noninha. O vôo do enfermeiro saiu 20 minutos antes do meu, mas fiquei eu como que voando, ainda 'vivendo' a historia daquela senhora e refleti: Como estas situações podem ocorrer?!


A filosofia clinica explica este comportamento a partir de um submodo chamado idéias complexas, onde o individuo tem um potencial imaginário para criar um determinado mundo para si. Pode ele sentir-se  mais realizado, protegido, mais importante talvez, nem sempre, mas provavelmente mais feliz naquele ambiente e historia, do que na realidade comum. Eis algumas questões que penso ser inevitáveis: Onde está o imaginário e a realidade nesta historia? Qual mundo faz mais sentido para a noninha? Com quem estava sendo ela mesma e com quem estava representando? Ela mentia? Caso existisse mentira, para quem ela mentia ou para quem escondia a verdade? Para o seu enfermeiro cuidador ou para a família? Não pretendo responder nenhuma pergunta. Gostaria sim de fazer duas provocações: Quanto da noninha temos 'ainda' dentro de nós? Ou estamos esperando nosso 'cuidador', um enfermeiro geriátrico que aos 80 anos vai nos ouvir para então vivermos o mundo ideal que desejamos? Acho que para muitas pessoas será assim, outras nem terão memorias para produzir. Ao levantar-se para tomar a fila de embarque, aquele jovem enfermeiro me deixou suspenso em uma frase que jogou ao ar. Enquanto ajeitava sua pequena mochila de couro nas costas olhando para o painel indicativo que chamava o vôo, me provocou: "Apesar de ser um sonho de pessoa, a noninha é mais real do que podemos imaginar." Essa senhora é familiar pra você?

Força, coragem e virtude!


Por André Topanotti - 15/06/2012 - Criciúma/SC



Nenhum comentário:

Postar um comentário