Quem sou eu

Minha foto
O objetivo deste blog é discutir idéias, expor pontos de vista. Perguntar mais do que responder, expressar mais do que reprimir, juntar mais do que espalhar. Se não conseguir contribuir, pelo menos provocar.

domingo, 3 de junho de 2012

3 de junho: afinal, de quem é este dia?

Por Floriano Serra*

Alguém sabe se existe o Dia do Profissional de Recursos Humanos? Eu não sei. No dia 03 de junho comemora-se o Dia do Administrador de Pessoal. É a mesma coisa? Eu também não sei. Na busca por uma identidade própria, as áreas e alguns profissionais de RH vêm fazendo tentativas - algumas interessantes, outras nem tanto - começando pelo nome da área.

Já vi vários casos e, por exemplo, gosto de Gerência de Talentos Humanos. Numa outra empresa, encontrei, no lugar da tradicional Gerência de Recursos Humanos, um Departamento de Gestão de Gente. Diferente, não? Agora, pergunto, tudo isso é a mesma coisa que Administrador de Pessoal? O que eu percebo é que hoje em dia nenhuma área de RH aceita ser chamada de DP. Opa, então há uma diferença! Qual?   Não sou historiador, mas penso que estamos falando de uma evolução de tarefas, objetivos e missão. Historicamente, o advento de uma legislação trabalhista na década de 30 foi o que começou a dar um pouco de mais estruturação às práticas administrativas da época, que quase se limitavam à confecção da folha de pagamento. A partir de 1930, com Getúlio Vargas, foram realizadas mudanças nas questões trabalhistas, definindo-se medidas de proteção social aos trabalhadores.

Mas é a partir das décadas de 40 e 50 que, diante da intervenção do Estado nas relações trabalhistas, as empresas perceberam a necessidade de criar ou ampliar as funções de Recursos Humanos. A criação da CLT em 1943 confirmou definitivamente essa necessidade. Talvez aqui tenha acontecido o nascimento formal dos Departamentos de Pessoal (DP) , depois chamados de Departamentos de Relações Industriais (DRI). O que contribuiu em muito para o reconhecimento dos DP´s ou DRI´s foi a importância cada vez maior que passou a ser dada à seleção e treinamento de pessoal, reforçada pelas descobertas da Psicologia no campo comportamental, a promulgação de leis a respeito de segurança e saúde e a luta contra as discriminações nos empregos - isso já nas décadas de 60 e 70. É neste período que o então chamado Chefe de Pessoal começa a ter sua denominação substituída por Administrador de Pessoal - que posteriormente passou a Gerente de Relações Industriais e mais recentemente a Gerente de Recursos Humanos - exatamente quando as empresas perceberam que a área de RH influenciava ou participava de todos os demais setores organizacionais, como apoio ou no papel de consultoria ou assessoria, deixando de ser um mero Centro de Custos para tornar-se uma Unidade de Negócios.

Se bem me lembro, antigamente dizia-se, em tom de ironia, que "DP" tinha a ver com "Gerubal Pascoal, chefe de Pessoal", uma referência ao burocrata que trabalhava o tempo todo com a CLT na mão. Alguns até sabiam-na de cor. Naquela época não se falava de um DP ou RH com "papel estratégico", nem como "área de negócios". O DP ou Chefe de Pessoal era o setor ou profissional responsável pela execução das rotinas trabalhistas: admissão, demissão, folha de pagamento, recolhimento de tributos, etc. Isso ainda existe, mas cada vez mais, por motivos de otimização e redução de custos, esses setores e profissionais estão sendo terceirizados. E que não fique nenhuma dúvida: é claro que eles são importantes e necessários para qualquer empresa. Algo me diz que não é a esse "administrador de pessoal" que o dia 3 de junho faz festa. Mais do que nunca, existe agora a consciência de que empresa é gente. Sem pessoas não há empresas. Ponto.


A partir desse reconhecimento, as empresas, já há alguns anos, passaram a investir mais em desenvolvimento de competências, em qualidade de vida, em relações transparentes, em gestão participativa, em retenção de talentos - enfim, em práticas, políticas e programas de valorização do ser humano.


Um pouco administrador, um pouco psicólogo, um pouco conselheiro, um pouco advogado, um pouco improvisador, sempre criativo - e enormemente resistente à frustrações -, o profissional de RH é responsável por conduzir pessoas dentro da sua organização, de forma a mantê-las motivadas, comprometidas, qualificadas e, sobretudo, felizes e saudáveis. Este é o perfil do Administrador que, penso, será festejado no dia 3. E os responsáveis pelos DPs estão de fora da comemoração? Lógico que não! Pois são justamente eles que dão as informações e a infra-estrutura para que as ações estratégicas, sociais e políticas sejam implementadas ! Estou falando de um time.

Enfim, o que se pode resumir de toda esta ópera é que, seja chamado de "Administrador de Pessoal" , sejam chamados de "Gerente de Recursos Humanos" ou de qualquer outro titulo pertinente, os homenageados têm a enorme responsabilidade de, burocrática ou estrategicamente, possibilitar que existam empresas lucrativas. Esses profissionais merecem nosso maior respeito e admiração porque têm por nobre missão tornar a empresa um lugar atraente, onde as pessoas se sintam bem e gostem de trabalhar - o que significa administrar o único recurso que verdadeiramente dá vida, energia e resultados às organizações: gente. Ou, como queiram, pessoal, recursos humanos ou talentos. Tanto faz.

* Floriano Serra é colunista do Empregos.com.br, psicólogo, palestrante e Diretor de Recursos Humanos e Qualidade de Vida da APSEN Farmacêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário