Com um emotivo discurso de abertura, a presidente Luzia Fröhlich deu o pontapé inicial na sequência de palestras que integram o CONCARH 2012, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. A partir da temática “PESSOAS: ÷ = x Simples Assim”, Luzia confessou que sua expectativa é justamente que o eco produzido pelo congresso transforme-se em conhecimento e seja compartilhado entre os colaboradores. Representando a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Nacional, o diretor de integração da Região Sul Jefferson Leonardo lembrou da importante conquista que foi a colaboração inédita da ABRH Nacional com a ONU na ação Rio+20 . O diretor sugeriu aos congressistas que todo o aprendizado passado no CONCARH seja levado à vida profissional e pessoal de cada um.
Neo RH: A alma é o segredo
A palestra magna de abertura ministrada pelo escritor César Souza exibiu um novo RH, o Neo RH, em que os profissionais são muito mais que o suporte da organização, o setor é na verdade, o core. Souza aproveitou a oportunidade para destruir conceitos antigos, como “é preciso espremer o fornecedor para aumentar o lucro”, ou “o segredo é a alma no negócio”. Para o profissional, a alma é, de fato, o segredo do negócio. Para o escritor, o RH deve ajudar a empresa a servir o cliente. Souza explica que não adianta planejar estratégias e forçar a adaptação; é preciso ouvir as ideias vindas de todos os colaboradores. Souza diz buscar as inspirações para seus livros e palestras em viagens a lugares exóticos, como Angola e Moscou, onde o diferente sistema pode render boas ideias se adaptadas às corporações. “Pessoas simples são fontes de ótimas inovações. Precisamos aprender a escutar a todos, inclusive o motorista de táxi, a dona da barraquinha na praia, o pescador. Aprendo muito em termos de atendimento ao público, sustentabilidade e outros assuntos com pessoas simples”, diz.
Mudanças reais e formas de implantá-las
Um dos temas discutidos durante a 22ª edição do CONCARH é a necessidade de mudanças para se adaptar a esse novo mundo virtual. Com a palestra “Mudança – um convite real”, Leticia Carneiro da Silva e Erica Cavour discorreram durante cerca de uma hora e meia sobre como fazer para equilibrar a pessoa física e a jurídica diante de um mundo que exige cada vez mais ações em um mesmo dia e que continua tendo apenas 24 horas, desde o tempo das cavernas. Para elas o segredo está em eleger, já no início da semana, quais são as prioridades dos próximos sete dias. Aqui entram tanto os compromissos de trabalho quanto os pessoais, como ir ao médico ou visitar um amigo.
De acordo com elas, nunca dará tempo de fazer tudo que queremos ou que acreditamos ser importante. Porém, temos que tomar decisões sábias para equalizar o tempo de forma harmoniosa. “Estamos na era do conhecimento e tudo acontece de forma imediata, tudo é para ontem. Não fomos programados para captar tanta coisa ao mesmo tempo”, diz Leticia. Esta é uma das mudanças que deve ser feita em nome de uma vida com mais qualidade. Tratar a agenda com mais respeito e controle, dando tempo entre as reuniões.
A outra diz respeito a ter um olhar diferenciado com relação aos problemas. “Em vez de enxergar apenas os problemas, visualizar uma forma de resolver a questão”, diz Erica. Um exemplo é parar de entrar em conflito com a geração Y e tentar ver de que forma é possível uma troca de informações entre as gerações.
Comunicar e se fazer entender
A comunicação e o desenvolvimento caminham unidos no progresso da organização. Diante dessa realidade, o assunto foi enfatizado durante o CONCARH. Com a designação “Comunicação: eu me fiz entender”, a palestra ministrada Karim Khoury realçou a importância da boa comunicação no ambiente e no desempenho de um trabalho. De maneira descontraída, o palestrante realizou dinâmicas com a plateia e fez demonstrações da boa utilização da comunicação no ambiente profissional. Para transmitir a mensagem, Khoury destacou que comunicação não é o que se fala, mas o que se entende. Salientou a importância de três aspectos no ato de comunicar: palavras, gestos e voz. Para esclarecer as dúvidas do público, utilizou como exemplo um simples gesto como um aperto de mão que pode mudar o relacionamento. Também deu dicas de o que pode e o que não pode ser usado no momento de se comunicar. Outro ponto destacado por Khoury foi a cultura da empresa, já que influencia em vários aspectos da própria organização, como na comunicação, na negociação, nos relacionamentos e na tomada de decisões. Na tentativa de causar um efeito de autoavaliação, no decorrer da palestra, o especialista fez questionamentos para os presentes a respeito de sua forma de comunicar e sobre os aspectos que poderiam ser melhorados na empresa. Ao afirmar que cada um é multiplicador de conhecimento, outro ponto destacado foi O cuidado em cada ato, em cada palavra, em cada gesto.
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Andre, este congresso tivemos a oportunidade de ampliar conhecimentos, construir um network e valorizar que o que se torna especial nos eventos e organizaçao QUE eh a energia positiva das pessoas.. SIMPLES ASSIM..
ResponderExcluirÉ verdade Kamila. Sempre podemos melhorar nossa performance profissional e pessoal em oportunidades como esta. Um forte abraço!
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